testeira.jpg

HISTÓRIA

O Jai Vida inaugurou suas atividades em 1980, com o nome de Núcleo Cultural Sivananda, sob a direção da Prof. Sonia Sumar.

Em 1985, Sonia foi pela primeira vez para a Índia, em busca de um Mestre, voltando, entretanto, sem ter se identificado realmente com alguém a quem pudesse seguir.

Foi em 1991, durante um congresso na Argentina em que apresentaria seu trabalho, que o grande encontro de sua vida se deu. Durante os cumprimentos à mesa de autoridades, um dos presentes a olhou profundamente e, segurando com afeto seu rosto, perguntou-lhe: “Where have you been?” (onde você esteve?). Ambos, Sonia e Swami Satchidananda, compartilharam naquele instante um sentir inequívoco de reconhecimento e afinidade.

 

Por uma feliz coincidência, pouco depois Sonia o acolheu no Brasil, quando veio realizar palestras e cursos no Núcleo Cultural Sivananda. Nessa ocasião, Sonia recebeu ensinamentos e orientações sobre a metodologia então usada pela escola, assim como seu nome espiritual: “Sivakami”, (a amada de Shiva).

 


historia Jai.jpg
20120803093019320881o_edited_edited.jpg

Em 1991, o Núcleo Cultural Sivananda tornou-se o primeiro  Centro de Integral Yoga® reconhecido do Brasil, mudando seu nome para Centro de Integral Yoga Belo Horizonte que, a partir de 1995, funcionou por longos anos na inesquecível casa da Praça do Papa.

 

Em 2000, passou a ser dirigido pela Prof. Renata Sumar, filha de Sonia, quando esta mudou-se para os Estados Unidos, passando a residir definitivamente em Yogaville – o  ashram de Integral Yoga® em Buckingham, Virgínia/EUA, criado por Swami Satchidananda, que ela frequentava assiduamente desde que se tornara sua discípula.

 

Em 2002 a escola muda novamente de nome, passando a chamar-se Jai Vida, que significa uma exaltação da existência, algo como “Viva a vida!”, que é justamente o que o buscamos irradiar em nossas práticas.

Em 2007, Renata também se mudou para os Estados Unidos, de onde seguiu dirigindo o Centro Jai Vida, com a ajuda de uma fiel escudeira, a professora Santosh. Renata e Sonia Sumar vêm ao Brasil sempre que possível para ministrar Cursos de Formação, o que deu origem a uma eficiente equipe de professores de Integral Yoga®, que resguardam a fidelidade da escola a essa filosofia yogi.

Em 2013, mais um novo ciclo se iniciou. Depois de muitos anos na Praça do Papa, o Jai Vida se mudou para o Anchieta, tendo como diretoras Luciana Prakash e Joanna, além da Renata. E desde então a escola ganhou novos projetos, meditação, manhã de Yoga em família, grupo de estudos e muitas outras atividades, intensificando ainda mais os workshops e programas de formação. 

Em 2019, mais mudanças... sob a direção de Renata e Luciana, a escola foi para uma linda casa no Sion, ampla, clara, alegre e tudo com o mesmo amor e dedicação de sempre, para que você se aprofunde cada vez mais na prática do Yoga e no caminho espiritual.

GALERIA DE FOTOS